Autores da Editora Falconi

vicente-falconi (1).jpg

Vicente Falconi Campos

Vicente Falconi nasceu em 1940 e graduou-se em Engenharia pela UFMG em 1963 e M.Sc. e Ph.D. em Engenharia pela Colorado School of Mines, EUA, em 1968 e 1971. Foi professor de Engenharia na UFMG de 1964 a 1992, tendo sido agraciado por aquela universidade com o título de Professor Emérito.
Trabalhou durante muitos anos com os japoneses da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) em empresas brasileiras e é sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da FALCONI Consultores S.A. Foi membro da Câmara de Gestão e do Comitê Gestor da Crise de Energia em 2001 e reconhecido pela American Society for Quality como “Uma das 21 vozes do Século 21”.
Recebeu homenagens do Governo Federal Brasileiro (Medalha Rio Branco e Medalha do Conhecimento), do Governo de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte-MG e publicou seis livros na área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares. Participa do Conselho de várias empresas, como da AmBev (desde 1997), Sadia e Eletrobras.

Foto Neuza.jpg

Neuza Chaves

Mestre em Administração Profissional, Professional Master Coach, possui MBA Executivo em Gestão Empresarial. Após experiência como gerente de Gestão e Planejamento na Regap/Petrobras e professora em Universidades, está há 18 anos na Falconi, onde atua como Senior Advisor em organizações públicas e privadas. É também Conselheira do Mapa da Educação e da União Brasileira para a Qualidade, da qual é uma das fundadoras. Autora dos livros: Soluções em Equipe, Meritocracia, Equipes de Melhoria Contínua, Esculpindo Líderes de Equipes e co-autora do livro Gestão para Resultados na Educação, dentre outros.

15417962015be5f16909a1d_1541796201_3x2_m

Fernando Ladeira

Fernando Ladeira Fernandes é engenheiro mecânico, especialista em gestão estratégica de negócios e mestre em engenharia de produção pela UFMG. Tem certificação PMP. Atua na FDG/INDG/Falconi desde 2000 e é sócio da Falconi. Já participou de mais de 40 projetos em empresas privadas e estatais, órgãos governamentais e no exterior. Foi vice-presidente do capítulo mineiro da IPMA entre 2006 e 2007. Atualmente é professor do Curso de Gestão de Projetos Inovadores da Fundace-USP Ribeirão Preto.

Foto_Harilaus.jpg

Harilaus Georgius Xenos

Iniciou sua carreira de consultoria em gestão empresarial em 1994, integrando a equipe do Prof. Vicente Falconi. Desde então, orientou e ajudou no aperfeiçoamento do sistema de gestão e na construção de resultados em organizações de vários segmentos de mercado no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Como líder do grupo de consultores da área de manutenção, trabalhou diretamente, por mais de três anos, com especialistas japoneses da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) e JODC (Japan Overseas Development Corporation) em empresas brasileiras. A parceria resultou na publicação, em 1998, do livro Gerenciando a Manutenção Produtiva, adotado por empresas, escolas e outras organizações como o guia essencial na busca do melhor desempenho dos equipamentos e aumento da produtividade.
Em um período anterior à consultoria, participou de um ano de treinamento prático em Gestão pela Qualidade Total na Panasonic Corporation (Matsushita Electric Industrial Company) no Japão. Em seguida, graduou-se como mestre em Qualidade e Confiabilidade pela University of Birmingham, na Inglaterra.
É alumnus do Kellogg Management Institute da Kellogg School of Management, obtendo treinamento em estratégia e alinhamento organizacional na Harvard Business School. Sua formação acadêmica teve início com a graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pela Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 1987. Xenos acumula experiência profissional de dez anos em manutenção de aviões e de outros nove anos como gerente de melhoria contínua da ArcelorMittal, nos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, reside em Chicago (EUA).

Foto_Magno_Yamaguchi.jpg

Magno Yamaguchi

Economista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com formação técnica em métodos quantitativos e com ampla experiência em gestão. Na FALCONI desde 2014, é referência na aplicação do Método de Gestão na melhoria dos resultados das organizações. Prestou consultoria para empresas de diversos segmentos, desenvolvendo e aperfeiçoando as partes táticas e operacionais do sistema de gestão.

Foto.jpg

Maria Suely Moreira

Consultora e instrutora com 15 anos de experiência, Maria Suely Moreira é especialista em Sistema de Gestão Ambiental modelo ISO 14001. Trabalhou durante 17 anos na Vale, onde coordenou a implantação do Sistema de Gestão Ambiental da Superintendência de Tecnologia – um dos dez primeiros a serem certificados no Brasil.

Prestou consultoria a empresas de diversos ramos, como CEMIG, Holcim, Cedro Cachoeira, dentre muitas outras,  além de ter atuado algumas vezes  no exterior, como na Vale Colômbia e na Arcelor Mittal em Trinidad y Tobago.

Graduada em Letras na PUC MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), possui pós-graduação em Administração pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e em Gerenciamento Ambiental pelo IETEC (Instituto de Educação Tecnológica). Publicou o livro Estratégia e Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental, além de diversos artigos e duas cartilhas sobre o tema.

1541095593849.jpg

José Ricardo Miglioli

José Ricardo Miglioli, PMP® é Engenheiro Agrônomo com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem as certificações PMP® e IPMA nível D. Na FALCONI desde 2007, atuou como Consultor em diversas organizações públicas e privadas até 2011, quando passou a ser Gerente do PMO. Antes da FALCONI, trabalhou na EMATER-MG por 12 anos sendo responsável pela implantação do Escritório de Projetos da Empresa.

Carlos Augusto de Oliveira (in memorian)

Eng. Mecânico, Mestre em Pesquisa Operacional pela PUC/RJ, especialização em Marketing pela Columbia University, especialização em Inteligência Competitiva pela SCIP/USA e em Método Taguchi pela ASI/USA e JUSE/JAPÃO. Consultor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial, nas seguintes especialidades: Reestruturação de empresas; Inovação; Método de Taguchi e Formulação Estratégica.

Trabalhou na Ford do Brasil e Cia. Siderúrgica Belgo Mineira.

Darci_Prado.jpg

Darci Prado

Darci Prado é formado em engenharia química pela Escola de Engenharia da UFMG, pós-graduado em engenharia econômica pela PUC Minas e doutor pela UNICAMP. Sua experiência profissional tem sido nas áreas acadêmica e não acadêmica.
Na área acadêmica atuou como professor em diversas instituições de graduação e pós-graduação. Aposentou-se como professor adjunto da Escola de Engenharia da UFMG, onde lecionou as disciplinas Pesquisa Operacional, Gestão pela Qualidade Total e Gerenciamento de Projetos. É autor dos três livros da série Pesquisa Operacional e dos sete da série Gerência de Projetos, da Falconi Editora. Além disso, tem publicado papers e apresentado trabalhos em congressos no Brasil e no exterior.
Sua experiência não acadêmica, iniciada em 1973, foi adquirida na IBM, no INDG e na Falconi tanto no envolvimento com softwares aplicativos (MS-Project, Arena, Lingo, etc.) quanto em trabalhos reais de gerenciamento de projetos, planejamento e controle da produção, logística, marketing, etc.

foto Luiz.JPG

Luiz Carlos Nogueira

Com experiência nacional e internacional de mais de duas décadas na área de gestão, é médico graduado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em gestão de saúde. Atua em planos de saúde, hospitais públicos e privados e no Ministério da Saúde, com foco na melhoria dos resultados das organizações por meio do aperfeiçoamento de seus processos e estratégias.

Izabela Lanna Murici

Sócia da Falconi Consultores S.A, onde atua há mais de 15 anos nas áreas de gestão estratégica, tática e operacional. Graduada em administração de empresas, com especialização em administração financeira e gestão, Izabela acumulou experiências no segmento educacional, atuando em instituições privadas, universidades e em redes públicas de ensino de estados como Ceará, Sergipe, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso e Pará.
É coautora de dois outros livros publicados pela Editora Falconi.

Marcus_Marques.jpg

Marcus Marques

Marcus Vinicius Gonçalves Marques, M. Sc., PMP, IPMA-C, é mestre em Administração pela PUC Minas, graduado em sistemas de informação e tem especializações em gerenciamento de projetos e gestão de negócios. É certificado como PMP, IPMA-C, PSM1, PRINCE2 Foundation e MCTS em Project 2010. Tem atuado como consultor de gestão de projetos há 14 anos em diversos segmentos como TI, telecomunicações, siderurgia, governo estadual e governo federal, mineração e construtoras.

Paula_Laudares.jpg

Paula Viviane Laudares

Paula Laudares é sócia da Kienbaum e responsável pelo escritório em Belo Horizonte, onde desenvolve projetos integrados de Executive Search, de desenvolvimento da liderança e de gestão de negócios com foco na transformação das organizações e na geração de resultados sustentados no curto, médio e longo prazos.

Sua experiência foi construída na área comercial da Unilever, em consultoria em gestão estratégica no Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG, atualmente Falconi) e como pesquisadora da FDC, no Centro de Referência em Estratégia (CREST). Atua também como professora e palestrante em temas relacionados a estratégia e comunicação empresarial.

É graduada em engenharia química pela UFMG e mestre em administração pela Universidade de Londres, com ênfase em estratégia focada no cliente.

É também coautora e organizadora do livro A cadeia de valor em saúde: uma proposta de reorganização da atenção na saúde suplementar (2009).

foto scapin baixa.jpg

Carlos Alberto Scapin (in memorian)

Engenheiro Mecânico, formado pelo Centro Universitário da FEI em 1969, acumulou, durante a sua vida, ampla experiência em treinamento e consultoria a empresas. Iniciou sua carreira na General Motors do Brasil, onde participou de um programa para formação de especialistas. Foi um dos sete selecionados para participar do curso de mestrado em Engenharia Industrial na GMI (General Motors Institute) em Flint, Michigan (EUA). Também foi engenheiro de confiabilidade na Boeing, trabalhando nas plantas de Seattle (EUA) e Chicago (EUA).

Como consultor, sempre esteve ligado a instituições como FCO (Fundação Christiano Ottoni), FDG (Fundação de Desenvolvimento Gerencial), INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial) e Falconi. Desenvolveu inúmeros projetos para a área da aeronáutica, como Planejamento de Manutenção para Caças A2 da Embraer e Estruturação do MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM. Também atuou nos setores automobilístico, eletrodoméstico, logístico, de mineração, de aço e de fabricação de alimentos e bebidas. Seus artigos já foram publicados em simpósios internacionais realizados nos Estados Unidos, com foco em confiabilidade e análise de risco. 

Russell_Archibald.jpg

Russell D. Archibald (in memorian)

RUSSELL D. ARCHIBALD, MSc, PMP, Parceiro do PMI (membro número 6) e também parceiro APM/IPMA, ocupou posições como engenheiro e executivo em diversas empresas nos EUA, França, México e Venezuela. Desde 1982 presta consultoria a companhias, agências e bancos de desenvolvimento em 12 países e 4 continentes, e ensinou os princípios e práticas de Gerenciamento de Projetos a centenas de gerentes e especialistas ao redor do mundo. Russ é autor de Gerenciando Programas e Projetos de Alta Tecnologia, 3ª Edição 2003, Wiley, NY., também publicado em russo, italiano e chinês simplificado, além de ter publicado outros livros e vários artigos sobre Gerenciamento de Projetos. Ele é bacharel e mestre em Engenharia Mecânica e é listado em “Who’s Who in the World”. Página na Internet: www.russarchibald.com

É coautor do livro Gerenciamento de Projetos Para Executivos, junto com o autor Darci Prado.

foto_jorge- pag autores.jpg

Jorge Scheidegger

Ainda estudante universitário, aprendeu programação de computadores por mera curiosidade, provocado por um amigo. Formou-se em engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1976. Dois anos depois trocou os cálculos de vigas e lajes pelos de energia e produção nas siderúrgicas da Gerdau. Aprendeu Estatística por necessidade profissional, pois o ensino acadêmico de anos anteriores já fora  esquecido.

O primeiro treinamento formal em Estatística foi um curso de extensão, feito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por indicação da Falconi, que naquele tempo ainda funcionava como Fundação Christiano Ottoni (FCO), e mantinha esse curso sob orientação da Japan Union of Scientists and Engineers (JUSE). Alguns anos depois certificou-se pela American Society for Quality (ASQ), como Certified Quality Engineer (CQE). Finalmente, cursou o programa Six Sigma Black Belts, desenvolvido pela Falconi, e atualiza-se continuamente nas técnicas de machine learning, área em que atua até hoje.